in

Ibama inicia atividades de brigada do Prevfogo na região da Chapada Diamantina, BA

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) iniciou as atividades, em agosto, de brigada que atuará nos incêndios da região da Chapada Diamantina, na Bahia. A Brigada Federal Especializada Diamantina é formada por 30 brigadistas, cuja atuação é voltada, desde 2013, na prevenção e controle dos incêndios florestais em 15 projetos de assentamento de reforma agrária dos municípios baianos Itaetê, Andaraí, Nova Redenção e Iramaia.

A cerimônia de instalação ocorreu em 9 de agosto, no salão comunitário do Projeto de Assentamento Rosely Nunes, em Itaetê. Participaram do evento a superintendente-substituta do Ibama na Bahia, Melina Wiering, e o coordenador estadual do Prevfogo, Denilson Barbosa, além de autoridades do município, comunitários e representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

2023-08-15_Ibama_inicia_atividades_de_brigada_do_Prevfogo_na_regiao_da_Chapada_Diamantina- BA-2

Após as formalidades de apresentação e boas-vindas, os brigadistas receberam treinamento sobre o uso de motobombas, ministrado pela Brigada Federal Pronto Emprego Barreiras. Na semana anterior, o grupo já havia participado de uma oficina sobre o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) – uma ferramenta de organização para o gerenciamento de incidentes utilizada em todo o mundo.

Nas próximas semanas, os brigadistas participarão de treinamentos em campo, com montagem de acampamentos e simulação de combate ao fogo. O objetivo é que todos estejam preparados para o enfrentamento do período crítico de incêndios florestais, que já se aproxima. Historicamente, setembro e outubro são os meses mais castigados pelo fogo na Chapada Diamantina.

A brigada dará apoio no controle dos incêndios em unidades de conservação, como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, Parque Municipal Sempre Viva (Mucugê), Parque Municipal Rota das Cachoeiras (Andaraí), Parque Municipal do Espalhado (Ibicoara) e na Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara, além de outras localidades fora da região da Chapada Diamantina.

Assessoria de Comunicação do Ibama

Após pico de pressão, Flávio Dino leva puxão de orelha por estar acima do peso

Operação coíbe mineração ilegal na Chapada Diamantina