A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, participa nesta semana da Wine South America, considerada uma das maiores feiras da economia dos vinhos, que está sendo realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Além de poder entender ainda mais sobre o momento e os avanços da indústria vinícola, a gestora iniciou conversas para incluir a cidade da Chapada Diamantina nos roteiros de enogastronomia do Brasil.
Durante a agenda, Juliana iniciou um acordo de cooperação técnica com o prefeito de Flores da Cunha (RS), César Ulian, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências no setor de vitivinícola e turismo do vinho. O município gaucho está localizado na região dos Altos Montes, que é uma das maiores produtoras de uvas e vinhos do Brasil, com mais de 200 vinícolas.
A prefeita ainda conversou com os prefeitos de Bento Gonçalves, o anfitrião Diogo Siqueira, e de Garibaldi, Sergio Chesini. Todas ficam localizadas na Serra Gaúcha, região que é atualmente o de maior produção de uvas e vinhos do Brasil e um dos maiores da América do Sul. A ideia, segundo a gestora, é que Morro do Chapéu intensifique o enoturismo.
Juliana destacou que a visita foi muito importante para conhecer de perto as estruturas das grandes vinícolas da região de Bento Gonçalves. “Essa visita foi de extrema importância para troca de experiências e planejar futuras ações no município. Importante também conhecermos mais sobre a cultura do vinho, e que assim possamos transformar a economia da nossa cidade. Estamos aprendendo muito e em breve teremos muitas novidades”, disse.
A prefeita viajou a convite do empresário do setor vinícola, Eurico Benedetti, e de Jairo Vaz, proprietário da Vinícola Vaz, uma das mais premiadas e reconhecidas da região de Morro do Chapéu.
“Morro está se tornando um grande pólo de vitivinicultura e hoje é a maior cidade em enoturismo da região da Chapada Diamantina. Vamos fazer o roteiro enogastronômico de Morro do Chapéu e estimular ainda mais o turismo de nossa cidade. Preciso agradecer a Eurico e a Jairo pela companhia”, completou a gestora morrense.
Segundo Jairo Vaz, a experiência no evento trará bons frutos para Morro do Chapéu e toda a região. “É sempre um grande prazer estar aqui em Bento Gonçalves, participando desta feira. Quero dizer a vocês que em breve Morro do Chapéu estará no roteiro nacional de enoturismo e de enogastronomia”, disse Jairo Vaz.
Inclusive, a Vinícola Vaz, que tem sua produção concentrada em Morro do Chapéu, foi uma das empresas expositoras na Wine South America, que é considerada uma das maiores da América Latina. Para os três dias de feira, são esperados mais de 7 mil distribuidoras e compradores, tanto brasileiros como estrangeiros de Colômbia, Estados Unidos, Rússia, China, Singapura, Japão, Coreia do Sul e de vários países da Europa.
A Wine South America vai até esta quinta-feira (14) e tem a exposição de marcas de 20 países, além de palestras e workshops. A expectativa é que mais de 2 mil reuniões de negócios sejam realizadas na feira e que mais de R$ 30 milhões em negócios sejam fechados para o setor vitivinícola brasileiro.
Politica Livre