in

Bahia deve ter 5 mil vagas temporárias para o fim de ano

Projeção é equivalente ao número de vagas oferecidas no final do ano de 2022

Quanto mais perto da alta estação, mais expectativas e planejamentos são criados para curtir o verão e as festas de final de ano, que costumam movimentar a economia das cidades baianas. No estado, os eventos são esperados não apenas pelo setor de comércio e serviços, mas também por aqueles que buscam uma chance, ainda que temporária, no mercado de trabalho. Neste ano, cerca de 5 mil vagas temporárias devem ser geradas pelo comércio, segundo estimativas do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas).

De acordo com Paulo Motta, diretor do Sindilojas, a projeção é equivalente ao número de vagas temporárias oferecidas em 2022. “No ano passado, 10 mil vagas temporárias foram previstas, mas só alcançamos, em média, 5 mil. Para esse ano, fomos mais cautelosos e esperamos 5 mil. […] Essa projeção de geração de emprego é realmente muito menor em comparação ao que sempre previmos em anos anteriores, mas, de qualquer maneira, é uma confiança que estamos tendo em melhor comportamento das vendas no fim do ano”, afirma.

Ele ainda aponta que as projeções para a economia no último semestre do ano são instáveis diante do momento atual, período em que os consumidores estão focados em sanar suas inadimplências – graças às iniciativas do Governo Federal – para só então retomarem o acesso ao crédito. Ainda assim, há esperança de que haverá uma saída para quem planeja encontrar uma vaga temporária no final do ano em virtude do pequeno crescimento previsto para o comércio baiano.

“Nós estamos confiantes de que vamos ter uma expectativa mais positiva na Black Friday, bem como no próprio comportamento das vendas de dezembro. Também estamos confiantes de que vamos ter uma situação mais favorável para gerar emprego temporário e atender a demanda de fim de ano com a expectativa de crescimento de vendas de 10% do comércio baiano. É uma realidade cuidadosa, mas possível e exequível diante do que estamos enfrentando quanto a situação dos juros, do crédito e da recuperação do consumidor para o mercado”, destaca Paulo Motta.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) foi procurada para informar a expectativa para o comércio do estado no último semestre deste ano e informou que estimativas serão divulgadas ao longo de outubro. A entidade também foi procurada para informar a previsão de vagas temporárias nos próximos três meses e respondeu que não faz levantamentos ou projeções do tipo.

Maria da Penha: Região de Irecê registra 4 denúncias de agressão a mulheres em apenas um dia

Cerca de meio milhão pés de maconha foram erradicados pela Operação Terra Limpa