Bebê morre após passar por uma lavagem nasal em UPA de Salvador — Foto: Arquivo Pessoal
in

Bebê morre após passar por lavagens nasais em UPA de Salvador; família denuncia erros em procedimentos

Emanuel sofreu duas paradas cardíacas após procedimentos realizados no bairro do Imbuí.

Um bebê de 2 meses morreu na madrugada desta segunda-feira (12), na ala pediátrica do Hospital Roberto Santos, em Salvador, após passar por três lavagens nasais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Marback, que fica no bairro do Imbuí, na capital baiana. A família de Emanuel Pitanga alega que houveram erros nos procedimentos.

De acordo com a família do menino, o bebê, que estava há alguns dias gripado, passou o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, na casa de familiares, na região da Irará, município a 135 km de Salvador. Ao perceberem o estado de saúde do menino, os pais o levaram em um posto médico da cidade e receberam a notícia que o filho precisaria ficar internado.

Ao chegar no local, por volta e 19h, a equipe médica teria realizado uma lavagem nasal para retirar secreção de catarro. No entanto, ainda segundo família, o bebê se engasgou e teve duas paradas cardíacas.

“Ele passou pela triagem e logo em seguida a pediatria o chamou. O médico pediu para uma técnica fazer lavagem nasal três vezes e indicou um medicamento em uma bombinha”, disse o pai do bebê, Vanderson Pitanga.

“Ela fez os procedimentos, ela mandou debruçar o bebê nos peitos da minha esposa. Minha esposa explicou que um pessoal falou que o procedimento era para frente, para que o soro passasse e saísse pelo outro lado, mas ela disse que o bebê tinha que engolir”, explicou.

Secretária de cidade de Sergipe e marido morrem após acidente em rodovia na Bahia

Incêndio atinge serra dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina; bombeiros controlam chamas e atuam no rescaldo