Foto: Redes Socias
in

Mesmo com a crise financeira das prefeituras brasileiras em Morro do Chapéu, o salário dos servidores está em dia

A Prefeita Juliana Araújo destaca que, mesmo em meio à crise que assola os municípios, sua gestão se mantém focada em iniciativas que garantam o equilíbrio econômico e financeiro, sempre priorizando o pagamento em dia do funcionalismo público.

Desde o inicio do ano de 2023 municípios do interior sofrem com a diminuição de repasses do FPM, Demissões e salários atrasados refletem crise das prefeituras baianas. Atraso de salários de funcionários contratados, não pagamento de fornecedores, demissões e incertezas sobre o 13º dos servidores. Este é o retrato da crise de cidades de pequeno e médio porte do interior da Bahia, que sofrem com as oscilações dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O FPM é um fundo pelo qual a União repassa, a cada dez dias, 22,5% do que arrecada com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI). A cada mês, portanto, são três transferências, que ocorrem nos dias 10, 20 e 30. Na Bahia, os valores são destinados a manutenção de serviços básicos como educação (25%), saúde (15%) e serviço social (3%).

A receita é repassada com base no tamanho da população. Ou seja, quanto menor o número de habitantes, menor o recurso recebido pelo município. No contexto em que a Bahia some tantas cidades dependentes da receita federal, o clima é de preocupação entre os governantes.

“Nos temos 417 municípios aqui na Bahia. Entre eles, aproximadamente 370 vivem exclusivamente das transferências ordinárias e voluntárias do Governo Federal, no caso, o FPM. Então a maioria dos municípios estão passando por uma dificuldade muito grande. (Correio da Bahia)

Em Morro do Chapéu na Bahia mesmo em meio a esta crise , a prefeitura mantém compromisso com servidores e paga o salário em dia, desde a manhã de sexta feira (01), a Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu efetuou o pagamento dos salários dos servidores municipais efetivos e concursados referente ao pagamento do mês de novembro, o que vem acontecendo desde o inicio da gestão O Amanhã é Agora e que se matem mesmo em meio a crise das prefeituras.

A Prefeita Juliana Araújo destaca que, mesmo em meio à crise que assola os municípios, sua gestão se mantém focada em iniciativas que garantam o equilíbrio econômico e financeiro, sempre priorizando o pagamento em dia do funcionalismo público. “Mesmo num momento de intensa crise nacional, onde diversas prefeituras estão com folha de pagamento atrasadas ou até mesmo demitindo, mais uma vez, cumprimos com nossas obrigações junto aos servidores. O salário em dia, além de aquecer a economia local, é uma demonstração de valorização, onde os funcionários podem usufruir da compensação de seu trabalho com tranquilidade, sabendo que tem dia certo pra receber”, disse.

Ela explica que não existe fórmula mágica para que a administração atue na contramão da crise, mas através de ajustes e um severo planejamento, tem sido possível manter o município equilibrado. “A Prefeita Juliana Araújo não tem poupado esforços para honrar com todos os compromissos, sendo o pagamento dos proventos dos colaboradores municipais, uma das prioridades”, a situação está bem difícil, estou tirando leite de pedra mais honrando todos os compromissos municipais, afirmou.

 

 

 

 

 

 

Homem é espancado até a morte

Elizangela, atriz de ‘Roque Santeiro’, ‘A favorita’ e ‘A dona do pedaço’, morre aos 68 anos, ela além de atriz era cantora e ganhou premio da música brasileira com o grande sucesso Pertinho de Você.