Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
in

Inflação oficial do Brasil acelera em fevereiro para 0,83%, diz IBGE

Preços foram impactados pelos reajustes na educação; alta do IPCA ficou acima da mediana das projeções de mercado

A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), acelerou em fevereiro para 0,83%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta terça-feira (12).

O dado ficou acima da mediana das projeções levantadas pela Bloomberg. O consenso do mercado era de uma inflação a 0,79%, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

O resultado foi impulsionado pelos efeitos dos reajustes sazonais na educação, pelos preços ainda elevados dos alimentos e pela alta na gasolina devido ao aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível.

Ainda assim, esta é a menor inflação para o mês de fevereiro desde 2020, quando o IPCA registrou alta de 0,25%.

Em janeiro, o IPCA subiu 0,42%. No primeiro mês do ano, os preços ao consumidor também surpreenderam o mercado e foram impulsionados pela elevação dos alimentos e bebidas, impactados pelos efeitos do fenômeno climático El Niño.

Com o novo resultado de fevereiro, a inflação brasileira acumulou elevação de 4,5% nos últimos 12 meses, acima dos 4,44% projetados pelo mercado.

pesar da surpresa negativa no índice cheio, a economista Luciana Rabelo Ribeiro, do Itaú BBA, destaca que, qualitativamente, a inflação veio um pouco melhor. Isso porque os núcleos, que retiram da análise itens mais voláteis para observar melhor a tendência de preços, obtiveram uma evolução positiva.

 

Trabalhadores nascidos em fevereiro recebem abono salarial nesta sexta (15)

REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA JOSÉ ALVES DE ANDRADE AVANÇA EM JOÃO DOURADO PARA OFERECER MAIS SEGURANÇA E BELEZA AOS CIDADÃOS