in

Banda Cavaleiros do Forró se entrega aos encantos de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.

A Banda Cavaleiros do Forró foi uma das atrações da Feira Agropecuária que aconteceu na cidade no mês de abril deste ano (2024). A apresentação da banda aconteceu num sábado com a presença de um grande público.

A banda é famosa por muitas canções que embalaram a trajetória de muitos, como a Música do Dia, Mar de Doçura, Doutor, Espere, Não Vá e muitas outras, mais uma em questão, A VONTADE QUE EU TENHO, tem um trecho que fala sobre pegar carona num disco voador…

A vontade que eu tenho.É pegar carona no primeiro disco voador….Ir pra Marte desfrutar todo esse amorBotar você no colo pra ninarTe amar como se deve amar

Por isso, esta semana, um vídeo onde os cantores Ramon Costa e Ana Gouveia fazem uma apresentação em frente ao disco voador de Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, que fica localizado na Praça Porto Cristal, chamou a atenção dos fãs de todo o Brasil, um cenário em um disco voador real cheio de luzes e efeitos.

A praça porto cristal ou Praça do Disco Voador foi inaugurada em maio de 2022 e desde então vem chamando a atenção de muitos turistas em todo o Brasil. Quando vêm visitar a cidade ou passam pelo local, levam registos e fotos. Também não é todo dia que se vê um óvni e  réplicas de  ET’s, em praça publica não é mesmo? Morro do Chapéu é reconhecida no meio da ufologia pelos inúmeros avistamentos de objetos voadores não identificados. Os moradores da cidade antes estranharam, hoje tratam com naturalidade as naves extraterrestres que surgem no interior baiano. A praça é uma homenagem a  história do município e ao renomado Ufólogo Alonso Regis  que teve seu primeiro avistamento ainda aos 12 anos de idade, em 1962, no Ceará, sua terra natal, e desde então dedicou-se ao estudo da ufologia, ciência que estuda avistamentos de “discos voadores” (hoje chamados de OVNI’s) e vida extraterrestre. Em 1983 mudou-se para Morro do Chapéu para chefiar um escritório do Projeto Alvorada, que seria uma espécie de “estação interplanetária” denominada Porto Cristal. O projeto foi desativado em 1986, mas Alonso Regis continuou em Morro do Chapéu e construiu uma réplica do disco voador, inspirado em sua observação, no ano de 1991. O objeto pesa cerca de 40 toneladas e tem 6,8 metros de diâmetro.

O disco voador foi doado por Senhor Alonso para a construção da sonhada praça foi preciso uma força tarefa para conseguir retirar o disco voador da sua chácara, um objeto de 40 toneladas e peso sem danificar, e leva-lo para o centro da cidade onde a praça seria construída. Nas redes sócias é possível encontrar muitos vídeos de pessoas que viram o disco sendo transportado e virilizaram com vários memes em todas a s redes sociais.

Os cinco ET’s

Há cinco pequenas estátuas de ET’s na Praça Porto Cristal e cada um representa um aspecto da cidade.

O primeiro ET, que segura um coração, representa a receptividade e o acolhimento do povo morrense. Um outro ET, sentando em um dos bancos da praça, segura um livro e representa a cultura e a história de Morro do Chapéu. Um terceiro ET segura um clarinete para representar as orquestras filarmônicas e a música da cidade. O ET que fica em cima do disco voador segura um catavento para representar as energias renováveis da região, em especial a energia eólica gerada em Morro do Chapéu. Por fim, o quinto ET fica embaixo do disco voador, e usa um uniforme militar do início do século 20 e representa o maior símbolo do município que é o Coronel Dias Coelho, bem como a Vila do Ventura, um dos pilares da cultura e economia da cidade.

Esta praça mantém viva a história da cidade, além de incentivar o turismo ufólogo e os estudos astronômicos e ufologia.

Capital do Vinho da Chapada Diamantina, a cidade também é famosa pela produção de vinhos de excelente qualidade, conta com cinco vinícolas e outras em instalação e neste cenário a banda visitou a Vinícola Vaz, onde fez vários reles que chamam a atenção nas redes sociais também.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MDA prorroga por nove meses a validade da DAP/Pronaf para agricultores familiares

Quadrilha sem par, arraiá sem santo, roça sem casamento: Como as escolas estão mantendo a tradição junina?