Foto ilustração// freepik
in

Com corredor de umidade, boa parte do Brasil deve ter tempo instável nos próximos dias; Bahia tem risco de temporais

Depois de dias de tempo firme, a chuva volta a ganhar força em grande parte do país neste fim de semana. Uma frente fria que passa pelo litoral da Bahia deve trazer instabilidade para quase todas as regiões.

Como aconteceu nas últimas semanas, essa frente fria vai canalizar umidade da Amazônia, criando um corredor de instabilidade na faixa mais central do Brasil, se estendendo até o Sudeste.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que a formação desse corredor é característica do mês desse período do ano e destaca a chuva que deve atingir a Bahia nos próximos dias.

“Vai ter muita chuva, principalmente na Bahia. O destaque fica para o leste do estado, nas regiões de Ilhéus, Porto Seguro, atingindo também a capital, Salvador”, alerta.

 

Com a previsão de temporais no estado, há risco de alagamentos e deslizamentos por conta do volume muito expressivo de chuva. De acordo com o meteorologista, os maiores acumulados estão previstos para sábado (23).

Além das tempestades na Bahia, o canal de umidade deve reforçar outras áreas de instabilidade que já estão atuando no país, como um cavado no Sudeste.

⛈️Cavados são áreas alongadas de baixa pressão. Esse fenômeno meteorológico acontece quando há uma corrente de vento que ajuda na formação de nuvens de tempestade.

Com isso, já nesta sexta (22), deve chover forte em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir de sábado, locais do Centro-Oeste e Norte também podem ter pancadas de chuva.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trabalhador é resgatado após ficar três horas soterrado em Salvador; apenas cabeça da vítima não foi coberta por terra

Ex-vice da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual e moral