A Rota do Vinho da Chapada Diamantina foi lançada na noite de sexta-feira (6), durante o XI Bahia Vinho Show, realizado no Clube Espanhol, em Salvador. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), visa estruturar e divulgar o enoturismo na região, conhecida por sua rica natureza e belezas naturais.
O material informativo lançado durante o evento tem como objetivo impulsionar o turismo nas vinícolas dos municípios de Mucugê e Morro do Chapéu. As vinícolas UVVA, em Mucugê, e Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania, em Morro do Chapéu, oferecem aos visitantes uma experiência imersiva no processo de produção de vinhos de qualidade, desde o plantio da uva até a elaboração do produto, alguns dos quais já receberam premiações nacionais e internacionais.
Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, destacou que o enoturismo é um novo segmento que agrega diversidade às opções turísticas da Chapada Diamantina: “A partir do esforço de empresários que instalaram vinícolas na região, o enoturismo da Chapada Diamantina é um novo segmento turístico, que exemplifica a diversidade de experiências que a Bahia tem para oferecer aos visitantes. O Governo do Estado vem fazendo o seu papel de estruturar e promover a rota do vinho, que se soma aos atrativos históricos, culturais, gastronômicos e naturais, que a região possui”.
Fabiano Borré, CEO da vinícola UVVA, enfatizou o impacto positivo da iniciativa na economia e na área social: “Essa iniciativa da Secretaria de Turismo vem consolidar os investimentos feitos nas vinícolas da Bahia, contribuindo para desenvolver não só a parte econômica, mas também a área social”. A vinícola UVVA, inaugurada em 2022, já recebeu cerca de 20 mil turistas.
Fabiana Profeta, secretária de Turismo de Mucugê, afirmou que a rota do vinho vai diversificar ainda mais as opções turísticas da Chapada: “A rota do vinho vai diversificar ainda mais a oferta de segmentos turísticos da Chapada, que já é reconhecida por ser um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil”.
Jairo Vaz, proprietário da vinícola Vaz, compartilhou sua satisfação com a realização do projeto: “Essa rota seria impensável há dez anos e, com muito trabalho, dedicação e persistência, conseguimos realizar o sonho”. A vinícola Vaz recebe cerca de 2,5 mil visitantes por mês.
Adriane Virgílio, agente de viagens da FlyTour, que organiza passeios pelas vinícolas de Morro do Chapéu, destacou o potencial da região e o crescente interesse dos turistas: “As pessoas ficam surpresas quando descobrem que já há quatro vinícolas funcionando lá e outras chegando. E o mais bacana é que a região oferece outros atrativos para combinar com essa experiência do enoturismo, como queijos artesanais, charcutaria e fábrica de óleos essenciais”.
O Bahia Vinho Show, que vai até este sábado (7), reúne uma série de atividades, incluindo exposições de marcas, workshops e degustações. No estande da Setur-BA, estão sendo divulgadas as 13 zonas turísticas do estado, com especial ênfase na Chapada Diamantina.
Fonte: Bahia Notícias