O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira (28) que o Consórcio Nordeste entregará ainda hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) um dossiê reunindo informações sobre a disseminação de fake news contra os gestores da região. O governador informou que também deve sancionar em breve a lei estadual que prevê multa para quem criar e divulgar notícia falsa durante a pandemia do novo coronavírus.
As declarações foram dadas em entrevista à rádio BandNews FM Salvador.
“Fizemos um levantamento detalhado, de dia, de hora, de cada card de rede social, de zap. É impressionante como é organizado profissionalmente. O mesmo card, na mesma hora, no mesmo dia é lançado automaticamente no mesmo estado. Só muda a foto do governador, o nome do governador e o nome do estado. O conteúdo caluniador é mesmo. É impressionante”, disse Rui Costa, presidente do bloco que representa os chefes dos Executivos nordestinos.
Para o governador, as chamadas fake news se tornaram um “câncer” no país desde as eleições de 2018, que culminaram na eleição de Jair Bolsonaro à Presidência da República.
Segundo ele, o esquema criminoso que se utiliza do meios virtuais foi potencializado na esteira da crise de Covid-19.
“É uma máquina de destruir as instituições públicas”, definiu o governador.