Uma cena chocou moradores da cidade de Itaberaba, cidade próxima à região da Chapada Diamantina, na Bahia, após o diretor do Hospital da Chapada (HC), identificado como Nadson Pedreira, impedir que profissionais da vigilância em Saúde vacinassem os profissionais da linha de frente contra a Covid-19 na unidade hospitalar nesta quinta-feira (21).
Um vídeo gravado por pessoas que estavam na hora em que aconteceu o conflito mostra que o gestor bate boca com a profissional e alega “ou vacina todo mundo ou nada”. Conforme apurado pelo site Jornal da Chapada, o município recebeu 522 doses do insumo e a distribuição obedece a norma técnica do Ministério da Saúde que é imunizar os trabalhadores que lidam diretamente com a doença.
Nas imagens, é possível ver Nadson insatisfeito com a medida e grita que o HC é o único na cidade que atende pacientes Covid, portanto, todos deveriam ser vacinados independente da atuação. Desde o início da pandemia, 52 pessoas morreram na cidade de Itaberaba por complicações do vírus.
Ao Jornal da Chapada, o secretário municipal da Saúde da cidade, João Rodrigues confirmou a situação em que 84 trabalhadores da unidade hospitalar não foram imunizados no local, no entanto, nesta sexta-feira (22), a gestão municipal montou uma estratégia para que eles possam se proteger com a vacina em outra unidade próximo ao HC.
O titular da pasta detalhou ainda que uma lista com a relação dos profissionais do HC foi passada para a prefeitura pela própria gestão.