Com os índices de ocupação de leitos pela COVID-19 ainda em alta, 428 pacientes amanheceram na espera por leitos de UTI em todo o estado da Bahia nesta sexta-feira, 12. De acordo com a sub-secretária de Saúde, Tereza Paim, mais leitos serão abertos em todo o estado para evitar o colapso do sistema.
“Temos a Arena Fonte Nova para completar mais 200 leitos entre clínicos e de terapia intensiva, 280 no Hospital Metropolitano, além do Riverside que deve abrir próxima semana. Os municípios do interior também estão aumentando o número de leitos, estamos com o projeto de fisioterapia onde as enfermarias possam ser unidades de suporte respiratório, temos planejado muito para o acolhimento dos pacientes e para que ninguém morra nas portas dos hospitais”, afirmou.
Lockdown
Para mitigar os efeitos do contágio, o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, confirmou em entrevista a um programa da TV Record que as medidas de lockdown e toque de recolher, vigentes desde o início de março, serão ‘inevitavelmente’ prorrogadas.
“Eu acho que vai ser inevitável, ainda não temos uma taxa de ocupação confortável. As medidas foram e estão sendo importante, sem elas estaríamos em uma situação muito pior. Prorrogando não vai ter jeito, vamos continuar com comércio fechado e parte de bares e tudo mais, dentro dos parâmetros atuais. As medidas estão dando certo, mantendo por mais uma semana, acredito e torço que no máximo mais uma semana, começaremos a ver uma queda progressiva da necessidade de abertura de novos leitos”, afirmou.
Atualmente, o estado conta com 1.221 leitos de UTI adulto, com uma taxa de ocupação de 88%. Já os indíces de enfermaria, apontam 69% dos 1.199 leitos disponibilizados pelo governo do estado.