in

PF faz operação contra suspeita de irregularidade na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

 

Operação na capital baiana/ FOTO: Phael Fernandes/ TV Bahia

A Polícia Federal (PF) está cumprindo a operação ‘Cianose’ nesta terça-feira (26), que investiga a contratação de uma empresa norte-americana pelo Consórcio Nordeste, para fornecimento de ventiladores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de covid-19 no Brasil.

O total é de 14 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos em Salvador, no Distrito Federal, e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e as buscas contam com apoio da Controladoria Geral da União.

Segundo a PF, o processo de aquisição contou com diversas irregularidades, como pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada. Nenhum respirador chegou a ser entregue ao fim.

Ainda conforme informações da PF, os investigados podem responder pelos crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.

 

Jornal da Chapada

Eleições2022: ACM Neto lidera com 55,4% em disputa eleitoral direta contra Jerônimo e vence no primeiro turno

Câmara deve votar nesta terça MP de valor extra no Auxílio Brasil