Na última semana, a população de Morro do Chapéu foi surpreendida com os pedidos de transferência do Capitão PM Costa Neto, Comandante da 4ª CIA de Polícia Militar.
A ação partiu de um grupo político composto por dois ex-prefeitos, dois ex-vereadores e uma vereadora em exercício, e gerou revolta na população, que manifestou sua indignação de forma pacífica e organizada em uma grande carreata pelas principais ruas da cidade.
Estiveram presentes na manifestação de ontem (15/08) representantes do comércio local, empresários, bombeiros civis, imprensa e a população em geral. A carreata, além de externar a indignação do povo morrense, demonstrou também a gratidão e o reconhecimento ao capitão por seu trabalho prestado à cidade.
Desde o início da gestão do Cap PM Costa Neto em Morro do Chapéu, foi possível notar uma grande melhoria na segurança pública, tirando a cidade da curva de violência registrada nas estatísticas do estado da Bahia. Outras melhorias também foram notadas, como a organização do trânsito da cidade, a diminuição significativa dos roubos e, principalmente, a redução drástica nos crimes violentos letais intencionais, como homicídio e latrocínio.
Nos próximos meses seria implantada uma base da PM no maior povoado do município, o povoado de Fedegosos. Além disso, passava diretamente pelas mãos do Capitão a implantação do sistema de vieomonitoramento nas principais ruas da sede do município em parceria com a SSP-BA, orçado em aproximadamente R$ 1 mi. A continuidade desses projetos tem gerado grande preocupação, visto que a exoneração do Capitão foi publicada no Diário Oficial do Estado esta manhã.
Diante disso, o cidadão morrense se preocupa e tem se questionado sobre quais são as intenções destas pessoas para com a cidade: O que vale mais? A segurança e bem estar da população ou atender aos seus caprichos políticos e ímpetos extravagantes de demonstração de poder?
Redação: Mylena Brito