O Colégio Bernoulli ficou em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo. Crédito: Divulgação
in

Apenas um dos 25 colégios baianos com as maiores notas do Enem é da rede pública; veja a lista

Saiba quais são os métodos dos colégios com os melhores desempenhos

Dos 25 colégios da Bahia que obtiveram as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, 24 são particulares e somente um faz parte da rede pública de ensino. Dados que não são revelados há três anos pelo Ministério da Educação indicam que apenas o Colégio Militar de Salvador, que está em 14º lugar, aparece na lista dos desempenhos mais altos do estado. Entre os dez melhores colégios, todos são particulares e sete estão localizados na capital baiana.

Os dados sobre os desempenhos dos alunos no Enem, principal porta de entrada para o ensino superior do Brasil, foram retirados do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela edtech AIO Educação, entre 31 de julho e 3 de agosto. O CORREIO teve acesso a lista dos 25 colégios mais bem ranqueados na prova dos últimos três anos. O estudo agora está disponível aqui.

De origem mineira e inaugurado há sete anos em Salvador, o Colégio Bernoulli aparece com a maior média de desempenho do Enem na Bahia nos últimos três anos. Em 2022, a média alcançada foi de 718,66. O bom resultado faz com que o colégio seja destaque também no ranking nacional, ficando como 12º melhor do Brasil. Para o coordenador pedagógico Edmundo Castilho, acompanhamento individualizado e simulados com o mesmo método de correção que o Enem ajudam a explicar o desempenho do Bernoulli.

“Nós temos um diferencial que é o analista de desempenho pedagógico (ADP), que são pessoas formadas que acompanham e analisam os simulados feitos pelos alunos”, explica o coordenador. Alunos do ensino médio só são aceitos no Bernoulli mediante resultado em uma prova de admissão. Já nas turmas do pré-vestibular, a prova de seleção não é pré-requisito. A depender do resultado, os estudantes ganham descontos na mensalidade.

Próximo ao Bernoulli, que tem sede na Pituba, estão outras quatro instituições de ensino que aparecem no top 10 de melhor desempenho na Bahia: Leffler (5º), São Paulo (7º), Módulo (8º) e Sartre SEB Itaigara (9º). Todos concentrados no perímetro urbano entre Pituba, Caminho das Árvores e Itaigara. Já o Villa Global Education (3º), fica na Av. Paralela, e o Anglo Brasileiro (6º), em Patamares. Além deles, estão na lista dois colégios de Feira de Santana (Helyos e Acesso) e um de Lauro de Freitas (Mendel Vilas).

Apesar do ranqueamento, os colégios que aparecem nos primeiros lugares não necessariamente ensinam melhor, de acordo com Ana Lorena Bruel, professora do curso de Educação da Universidade Federal do Paraná. Fatores sociais e econômicos, além da remuneração de professores e estrutura física das escolas ajudam a explicar a disparidade entre as redes privadas e públicas.

Termina hoje prazo para estados e municípios aderirem ao Pronasci 2

Morro do Chapéu: Homicida foragido da justiça foi preso em Lagoa Nova