Cidade inteira ficou sem energia. Ocorrência aconteceu na noite de quinta-feira (4)
A cidade de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, sofreu uma queda de energia que durou 2h na noite de quinta-feira (4). A ocorrência foi por volta de 21h30 e todo o município foi atingido.
Segundo a Neoenergia Coelba, as fortes chuvas e ventos de maior intensidade, associadas a descargas atmosféricas, provocaram a interrupção de energia. Técnicos da distribuidora foram encaminhados ao local e normalizaram todos os consumidores por volta das 23h30.
Moradores da região contam que chove há três dias na cidade, mas a chuva mais forte aconteceu na quinta-feira. Não há registro de alagamentos ou outras ocorrências devido à tempestade.
O brigadista e dono de uma pizzaria na cidade, Augusto Galinares, diz que antes do apagão total a energia caiu rapidamente duas vezes. “Estava na pizzaria e atrapalhou meu trabalho. Teve muito vento, tempestade. Tive que parar a venda porque a internet caiu”, relembra.
Proprietária de uma sorveteria no centro de Lençóis, Roberta Ferraz também reclama da situação. “Pra a gente sempre é um transtorno quando tem queda de energia. Já tivemos freezer queimado, também tem a questão da perda de produto. Mas como estava em casa quando aconteceu o apagão, eu fui dormir. Mas, em relação à sorveteria, eu fiquei apreensiva. Ainda não vi como está”, afirma.
O alerta para a região da Chapada Diamantina é de chuva até a próxima quarta-feira (10). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou na quinta um aviso com alerta laranja que inclui a área. A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A reportagem solicitou nota para a prefeitura de Lençóis com mais detalhes sobre os impactos da chuva, mas não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Correio 24 horas