Por volta do horário supracitado, a guarnição foi informada que um homem havia arrombado a porta da residência do vizinho e saído logo em seguida. Instantes depois o mesmo retornou à ligação, dessa vez relatando que o indivíduo em questão voltou a entrar na mesma casa e ateou fogo e voltou pra sua residência.
Diante destas informações, a guarnição foi até a porta e chamou-o por diversas vezes, bem como a sua esposa, que segundo os vizinhos também estava no interior da casa, porém ninguém respondeu, não restando outra alternativa a não ser forçar a porta, localizando o autor, de 36 anos, juntamente com a sua companheira de 24 anos e o filho do casal, todos em um quarto da residência.
Imediatamente foi dada a voz de prisão e realizada a condução até o presídio da viatura, momento em que o detido se recusou a entrar, agindo de forma agressiva com socos e chutes em direção a guarnição, sendo necessário o uso da força para contê-lo.
Posteriormente, foi realizado o deslocamento até a delegacia local, apresentando a situação a escrivã plantonista que encaminhou a ocorrência para a 14ª COORPIN em , tendo em vista que a unidade local não dispõe de presídio. O morador da residência danificada não se encontrava no local. O senhor proprietário também foi ouvido na delegacia para as medidas cabíveis.