O Festival de Inverno de Morro do Chapéu já se consolidou como um grande evento muito impactante para todos os envolvidos sejam eles organizadores, expositores ou visitantes.
Que gera resultados para a economia da cidade, muitos setores são movimentados e um bom número de visitantes é atraído para Morro do Chapéu.
O impacto do festival tem sido positivo para a cidade, gerando lucros e crescimento para diversos setores, sendo um evento planejado pelos organizadores, onde uma equipe faz um bom trabalho, estratégias e analises para que tudo corra perfeitamente bem.
O que resulta numa repercussão econômica, causando movimentação de dinheiro e aumento do turismo, maiores vendas no comércio, arrecadação de impostos, o que afeta diretamente a população, pois melhora a qualidade de vida dos habitantes da cidade.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da CDL de Morro do Chapéu, Marcelo Ramos, disse em entrevista à Rádio Brilhante FM que o evento nestes dois anos movimentou a economia de forma significativa e que a 3ª edição já está gerando renda à rede hoteleira que está 100% ocupada, necessitando inclusive de casas para alugueis ou hospedeiros, vestuários e calçados, bem como cama mesma e banho, bares e restaurantes, distribuidoras de bebidas e vem agregando renda a quase todo o comércio local.
O festival aquece também o turismo sensorial. Segundo Marcelo, nas vinícolas os visitantes podem participar de degustações de vinhos, além de aproveitar toda a rota enogastronômica da cidade, que agora é oficialmente a Capital do Vinho da Chapada Diamantina.
O presidente frisou ainda que, com mais um dia de evento, durante quatro dias, o comércio ficará ainda mais fortalecido e aquecido. Disse também que o comércio de Morro do Chapéu está cada dia mais melhorado e preparado para atender todos os turistas que visitarão a cidade nos quatro dias de festa.