O estado de São Paulo lidera o ranking com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia, com 6%, equivalente a 5.460 golpes dessa categoria
Os golpes online no Brasil, envolvendo negócios com automóveis, foram responsáveis pela perda no bolso do brasileiro de R$2,7 bilhões no ano de 2023. O valor é equivalente a fraudes na compra e na venda de 91 mil veículos no país e a Bahia é o quarto estado com maior número de casos.
Dados do estudo de mercado realizado pela OLX aponta que do total de golpes aplicados pela internet e por aplicativos envolvendo negociações com automóveis mostram que o estado de São Paulo lidera o ranking com 28% dos casos, seguido por Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia, com 6%, equivalente a 5.460 golpes dessa categoria.
O número de vítimas no Brasil é considerado alto, mesmo depois da redução estipulada em 60% dos casos dessa categoria em 2023 em comparação com anos anteriores. Dentre os automóveis, os carros são os mais visados pelos golpistas, representando 64% do total. Em seguida, vem motos com 31% e caminhões em terceiro lugar com 5% das ocorrências.
O levantamento foi realizado com sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2023, cruzando os dados do mercado digital brasileiro tendo como base cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online e 150 milhões de dispositivos cadastrados, entre eles computadores, tablets e celulares.
Conforme o estudo da OLX, as marcas preferidas pelos criminosos para cometer a fraude em 2023 foram Chevrolet (26%), Volkswagen (19%), Fiat (17%), Toyota (8%), Ford (7%), Honda e Hyundai (5%), Renault (3%), Jeep e Nissan com 1% cada. Segundo Beatriz Soares, VP de Produto da OLX, o uso de tecnologia aliada à educação digital do usuário foram fundamentais para a expressiva redução no número de golpes.