Os eleitores da cidade de Seabra, considerada a capital da Chapada Diamantina, optou por renovar quase 80% da Câmara Municipal da cidade, que fica a 465 Km de Salvador, na região central da Bahia.
Dos 13 (treze) vereadores eleitos em 2020, apenas 03 (três) conseguiram se reeleger neste domingo (06): Marquinhos Negão (PSD), Kau Farias (PP) e Iovane Filho (Avante).
Fonte: TSE
Marquinhos Negão (PSD), o edil mais votado do município, integra o grupo de apoio do prefeito eleito, Neto da Pousada (PCdoB). Kau Farias (PP) e Iovane Filho (Avante) apoiam a atual gestão, de Fábio Miranda (PP), que não conseguiu eleger a sucessora, Nenenzona (PP).
Em relação ao equilíbrio de forças no legislativo municipal, dos 13 (treze) vereadores, 08 (oito) são de partidos aliados ao novo gestor e 05 (cinco) serão, em tese, de oposição.
Prefeito
Como antecipado, o atual prefeito de Seabra, Fábio Miranda (PP), não conseguiu fazer sua sucessora, Nenenzona, do mesmo partido, e viu um de seus principais opositores, o vereador Neto da Pousada (PCdoB), ser alçado ao comando do executivo da cidade pelos eleitores seabrenses neste domingo (06).
Com 100% das urnas apuradas, Neto da Pousada (PCdoB) obteve 56,6%, o que corresponde a 16.321 votos, e Nenenzona (PP) alcançou 41,49%, com 11.963 votos. Em terceiro lugar, Marinho (PMB) ficou com 1,74% (501 votos) e Diogo Teixeira (PRTB) com 0,17% (49 votos).