A chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm. Desse valor, 200 mm foram registrados em apenas 72h. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.
Na manhã desta quarta, a Baixa dos Sapateiros segue interditada após um imóvel desabar parcialmente na noite anterior. O local estava abandonado e ninguém ficou ferido. [Saiba mais sobre o caso ao final da matéria]
Diversos transportes foram suspensos nesta quarta feria devido aos riscos do temporal.
Também na manhã desta quarta, uma árvore caiu na região de Ondina e atingiu uma academia. O local estava em funcionamento no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Além disso, pontos de alagamento estão sendo registrados em várias localidades da cidade.
O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.
Há risco de desabamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. Por causa disso, as sirenes de 14 localidades foram acionadas entre terça e esta quarta:
- Mamede, Alto da Terezinha
- Bom Juá
- Irmã Dulce, Cajazeiras 7
- Mangabeira I, Cajazeiras 8
- Mangabeira II, Cajazeiras 8
- Calabetão
- Vila Picasso, São Caetano
- Creche, Castelo Branco
- Moscou, Castelo Branco
- Vila Sabiá, Liberdade
- Voluntários da Pátria, Lobato
- Baixa do Cacau, São Caetano
- Bosque Real, Sete de Abril
- Olaria
Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que moradores deixem as suas casas e procurem um local seguro.
As travessias Salvador – Mar Grande e Salvador – Itaparica seguem suspensas devido ao mau tempo. O ferry-boat funciona normalmente.
Fonte: G1