in

Bolsonaro pediu para não haver conferência do clima no Brasil em 2019

O presidente eleito Jair Bolsonaro e dois futuros ministros tiveram divergências nesta quarta-feira (28) a respeito da retirada da candidatura do Brasil da esede da COP-25, a conferência anual da ONU para negociar a implementação do Acordo de Paris.

Já era esperado que o país sediasse o evento, mas o Itamaraty comunicou a retirada nessa terça-feira (27), o que gerou insatisfação por parte de órgãos ambientais.

Segundo informações da Folha, o chefe da Casa Civil do próximo governo, Onyx Lorenzoni, afirmou ao lado de Bolsonaro que o governo não teve “nada a ver com isso”. “Esta é uma decisão do Itamaraty”, disse, mas foi interrompido pelo presidente eleito.

“Houve participação minha nessa decisão. Ao nosso futuro ministro, eu recomendei que se evitasse a realização desse evento aqui no Brasil. Até porque eu preciso que vocês nos ajudem, está em jogo o ‘triplo A’ nesse acordo”, disse Bolsonaro, referindo-se ao futuro chanceler Ernesto Araújo, que tem posicionamento crítico em relação às previsões de aquecimento global.

Triplo A, segundo ele, seria uma faixa que envolve a cordilheira dos Andes, a Amazônia e o oceano Atlântico. O Acordo de Paris, para o presidente eleito, colocaria em risco a soberania nacional dentro desse território. Não há menção ao chamado Triplo A no acordo, porém.

Mais Médicos: cubanas que se casaram ficam sem emprego

Supremo retoma julgamento do indulto natalino