in

Aeronaves são enviadas para ajudar bombeiros e brigadistas voluntários a combater incêndio na Chapada Diamantina

O governo da Bahia informou, nesta segunda-feira (21), que aeronaves foram enviadas para ajudar no combate ao incêndio que atinge a região da Chapada Diamantina desde o último sábado (19). A equipe do Programa Bahia Sem Fogo atua no combate aos focos com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que empregou 28 agentes especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais.

Ainda não há informações sobre as causas do incêndio e o tamanho da área atingida.

Uma equipe está atuando em Livramento de Nossa Senhora, próximo à cachoeira do Rio Brumado, região conhecida como Véu de Noiva, que é de difícil acesso.

Outra equipe foi deslocada para Rio de Contas, onde foram identificados grandes focos distantes entre si que, inicialmente, foram combatidos por brigadistas voluntários capacitados pelo CBMBA, que continuam na operação. Outra equipe está na região conhecida como Serra da Cravada, entre os municípios de Iraquara, Palmeiras e Lençóis.

O governo do estado disse, que nesta segunda-feira (21), foram disponibilizadas duas aeronaves Air Tractor, do Programa Bahia Sem Fogo, para dar suporte no combate e auxiliar na definição de estratégias de combate terrestre, com maior eficiência.

Ainda conforme o governo, após monitoramento, brigadistas militares informaram que foi debelado o incêndio florestal nas Gerais do Campo São João, no município de Palmeiras. Oito bombeiros militares especializados em incêndios florestais e voluntários atuaram no combate ao fogo na região.

Neste ano, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, 19 municípios já foram atingidos por incêndios de grande proporção.

Bombeiros advertem

Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou mantenha contato com as autoridades locais, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.

Veja as principais dicas de prevenção:

  • Não jogue lixo em terrenos baldios;
  • Não queime resíduos;
  • Não jogue pontas de cigarros acesas nas rodovias ou terrenos;
  • Não solte balões;
  • Não deixe crianças brincarem com fogo;
  • Utilize fogos de artifício, conforme instruções da embalagem, evitando soltar perto de áreas florestais.

Governo Federal reconhece situação de emergência em seis cidades da BA atingidas por manchas de óleo

Governador se reúne com Marinha e Governo Federal sobre de óleo no litoral baiano