in

INSS pode ter 2ª força-tarefa em seis meses para tentar reduzir fila

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) prepara um novo plano na promessa de solucionar a fila do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), infornam reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A medida, destaca a publicação, se dará menos de seis meses depois de anunciar a criação de uma estratégia para reduzir o estoque de pedidos de benefícios previdenciários esperando uma resposta.

A demora em uma resposta prejudica, por exemplo, idosos à espera da aposentadorias. De acordo com a Folha, em média, 900 mil novos requerimentos entram por mês no INSS. Em novembro, 2,3 milhões de pedidos de benefícios sociais e previdenciários compunham o estoque.

Já houve duas tentativas frustradas de zerar a fila, que antes ficava diante dos postos do antigo INPS. Agora, é virtual; os pedidos de benefícios não são mais feitos nas agências, somente pelo site meu.inss.gov.br ou pela Central 135.

A primeira tentativa foi em 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB).

A mais recente —apresentada em agosto passado pela atual gestão do INSS, já no governo do presidente Jair Bolsonaro— também falhou. A meta era acabar com a espera até dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo quer criar fundo com royalties extras para conter impacto da alta do petróleo na gasolina

Castração é a forma mais eficaz para evitar doenças de micose em gatos