in

Rui alinha estratégia com o PT e major deve se filiar na segunda

A comandante da ronda Maria da Penha, major Denice Santiago, deve se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) na próxima segunda-feira, 3, para disputar a prefeitura de Salvador. A expectativa é de que Denice acompanhe o governador Rui Costa (PT) na alvorada da Festa de Iemanjá, no domingo, 2.

Nesta quinta, Rui almoçou com Éden Valadares e Ademário Costa, presidentes estadual e municipal do PT, respectivamente, para tratar das eleições. No encontro, o chefe do Executivo baiano ratificou o que já era assunto entre militantes: quer a major como nome do PT na disputa.

Mais tarde, houve também uma reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT. Conforme o relato de participantes, a tendência é que, além da candidatura de Denice, sejam lançados como postulantes a prefeito, dentro da base de Rui, o deputado federal Sargento Isidório (Avante) e o senador Ângelo Coronel (PSD).

No começo da semana, em São Paulo, o governador já havia exposto ao ex-presidente Lula (PT) a ideia de lançar a candidatura da major, numa tentativa de se aproximar de segmentos evangélicos e militares. Além disso, atenderia à reivindicação de movimentos sociais por uma candidata negra.

O movimento de Rui – e do senador Jaques Wagner – gerou, porém, insatisfação entre aliados, que criticaram a busca de um “outsider”, alguém que sequer tem filiação partidária, para concorrer ao comando do Executivo soteropolitano.

Pré-candidatas à prefeitura, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e a socióloga Vilma Reis (PT) mostraram, publicamente, incômodo com a decisão de Rui. Internamente, petistas também mostraram insatisfação com a escolha do líder político. Além de Vilma, se colocam como pré-candidatos no PT a secretária Fabya Reis (Sepromi), o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira e o deputado estadual Robinson Almeida.

A Tarde

Herdeiros da rainha do mar: a gratidão do povo baiano a Iemanjá

Prefeito de Morro do Chapéu vira réu no TJ-BA por descumprir Lei de Licitações