in

Pandemia e forte chuva reduzem doações de sangue

Segue em nível crítico o estoque de sangue na Bahia. De acordo com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), as unidades espalhadas pelo estado, que já atravessavam momento difícil, viram a situação se agravar com a pandemia do coronavírus e registraram, nos últimos meses, redução ainda maior no número de candidatos a doação. Em Salvador, a diminuição chega a, aproximadamente, 50%.

Segundo a Hemoba, em março, as unidades espalhadas pelo estado receberam, ao todo, 10.236 candidatos a doação de sangue, contra 11.398 no mesmo período do ano passado. Em abril, até a última quarta-feira (29), foram contabilizados 9.133 candidatos ( o mesmo período de 2019 regidtrou 12.178). Em Salvador, o Hemocentro Coordenador, que tinha uma média de 200 doações diárias, sofreu redução de cerca de 50%.

O Hemoba segue orientação da Anvisa e do Ministério da Saúde, que incluíram uma série de normas para triagem clínica à doação de sangue. Segundo a Fundação, os candidatos que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus ficam inaptos por 30 dias após a cessação do contato. Já quem retornou de viagem internacional não pode doar sangue por 30 dias a partir do dia da chegada ao Brasil, e os que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por um ano após a cura.

O Hemoba também estabeleceu medidas de prevenção nos centros de triagem, dentre elas, a distância mínima de um metro entre os doadores, equipamentos de segurança para toda equipe e aumento na quantidade de dispensadores de álcool em gel nas unidades.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Bolsonaro revoga nomeação de Ramagem para diretor-geral da PF

Policlinica de Irecê será reaberta dia 6 de maio