in

Presidente Dutra inicia ações de combate aos focos do mosquito da dengue

Enquanto diversas equipes de saúde e segurança pública seguem intenso roteiro de proteção contra o coronavírus/Covid-19, outro campo de batalha é travado pela Prefeitura de Presidente Dutra, através da Secretaria de Saúde, para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypt, responsável pela dengue, zika e chikungunya, que afetam mais de 1 milhão de pessoas por ano no Brasil.

Em Presidente Dutra, este ano já se tem registros de 4 casos suspeitos para Chikungunya e 34 para dengue. A prefeitura está cuidando da cidade e pede conta com cada família, para que cuidem dos quintais de suas casas.

Após definição do planejamento de ação, pelo prefeito Silvio Almeida (Silvão) e a secretária Grazia Novaes, diversos agentes estão em diferentes localidades, combatendo o famoso “mosquito da dengue”. Agentes da área de saúde visitam as residências para atividades educativas, seguidos de profissionais que borrifam produtos para eliminar o mosquito, cm bloqueio para o mosquito na rua Anfilófio Machado e aterramento da Lagoa de Canabrava.

As ações continuam conforme programação, priorizando as áreas de maior risco, definida pela VIEP – Vigilância Epidemiológica de Presidente Dutra.

A secretária Grazia destacou que não basta lutar contra o coronavírus, que a maior ameaça às pessoas neste momento, por conta da ausência de tratamento medicamentoso específico e de estrutura de saúde para atender toda a população que possa ser contaminada. “É preciso também prevenir nossa população, das doenças do Aedes, pois são também perigosas, embora de mais fácil controle.”, disse a secretária.

Criação de Fundo Municipal de Saneamento Básico é aprovada por vereadores em Irecê

Comissão decide por flexibilizar o funcionamento do comércio em Miguel Calmon- veja essa e outras decisões