in

Índice de isolamento social revela o comprometimento da população da Chapada Diamantina no combate à covid

Dados da plataforma ‘InLoco’ divulgados nesta quarta-feira (27) mostram a relação e a porcentagem de adesão dos municípios baianos ao isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O estudo foi coletado até a última terça-feira (26) e teve como resultado o desempenho nacional. O índice na Bahia ficou em 45,7%, o quinto melhor do Brasil, atrás de dois estados da região Norte e dois do Nordeste. Já a capital baiana, Salvador, é a terceira melhor dentre todas do país, perdendo apenas para Macapá e Recife, respectivamente.

Para mostrar esses números e o desempenho no que se refere ao comprometimento do isolamento social da população da região. Os dados podem ajudar nas tomadas de decisões municipais que refletem diretamente no combate contra o novo coronavírus. Todos estes dados foram gerados pela plataforma ‘InLoco’, que coleta dados de dispositivos móveis, e não é a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) responsável pelas informações disponíveis.

Dentre as cidades selecionadas para comparação e divulgação dos dados, o município de Jacobina (46,0%) e Boa Vista do Tupim (45,7%) alcançaram índices acima de 45%. Seabra (44,7%), Itaetê (44,6%), Lençóis (44,4%), Itaberaba (44,3%) e Mulungu do Morro (44,1%) ficaram na faixa de 44%. Nova Redenção (43,3%) e Andaraí (43,3%) obtiveram o mesmo índice de isolamento. Piatã (42,3%), Mucugê (42,1%), Palmeiras (41,9%) e Utinga (36,8%) tiveram um percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento abaixo dos demais, em contra partida são os municípios menos afetados da região. Piatã e Utinga, por exemplo só registraram um caso.

No âmbito estadual, o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas diz que o resultado demonstra “de que a decisão de antecipação dos feriados foi assertiva e os baianos estão comprometidos com esse esforço adicional para ficar em casa e reduzir as taxas de infecção”. O titular da pasta do governo Rui Costa (PT) se referiu ao ranking nacional, mas pode muito bem ser direcionado aos ranking municipais.

PF deflagra 2ª fase da Operação Virus Infectio no Amapá

Taxa de ocupação cai para 70%, mas secretário alerta que em junho não haverá verba para expandir leitos