in

Prefeitos das cidades da região metropolitana de Salvador adotam protocolo único para reabertura do comércio

Os prefeitos das cidades que ficam na região metropolitana de Salvador decidiram fazer um protocolo único de reabertura do comércio. Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (16), os gestores decidiram que os municípios só vão autorizar o retorno das atividades quando a taxa de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estado diminuir para 75%.

Participaram da coletiva, a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, Jailton Santana, de Madre de Deus, Antônio Elinaldo, de Camaçari, Jussara Nascimento, Dias D’Ávila, Dinha Tolentino, de Simões Filho, e Breno Konrad Meira Moreira, de São Sebastião do Passé.

“Fizemos um pacto de união. A retomada da economia vai ser feita quando tivermos 25% dos leitos vagos. Qualquer município só vai abrir quando todos os outros decidirem e ainda vai precisar ser liberado pelo governador”, disse Jailton Santana, prefeito de Madre de Deus.

De acordo com Santanajefere, nos últimos 15 dias, a ocupação dos leitos caiu em 9%, passando de 86% para 77%. Os prefeitos acreditam que até a próxima segunda-feira (20), as cidades devem chegar à meta dos 75%.

Segundo a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, o objetivo da reunião desta quinta foi oficializar uma união entre os municípios. Todas as cidades fizeram um protocolo para o retorno do comércio e os pontos serão agrupados em um só documento.

“O que tiver de melhor nos protocolos apresentados pelos municípios vai ser incorporado para quando a gente tiver uma data de abertura, já tenhamos terminado como faremos essa reabertura. São várias as propostas que estão colocadas pelos municípios que compõe a região metropolitana de Salvador”, disse.

A prefeita de Lauro de Freitas também ressaltou que vai entrar em contato com o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto, para debater as propostas apresentadas na reunião. O grupo vai voltar a se reunir na próxima quinta-feira (23) para analisar a evolução da pandemia nos municípios.

Até a noite desta quinta-feira, a Secretaria de Saúde da Bahia registrou 116.373 casos de Covid-19 no estado e 2.693 mortes.

Prefeitura de São Desidério proíbe consumo de bebidas alcoólicas em via pública durante pandemia

AL-BA aprova redução de mensalidades da rede particular durante a pandemia