in

Papa Francisco escolhe novo núncio apostólico para o Brasil

O Papa Francisco nomeou, neste sábado, o novo núncio apostólico para o Brasil.Trata-se de Dom Giambattista Diquattro, até agora núncio apostólico na Índia e Nepal. A informação é do site “Vatican News”, canal de comunicação da Santa Sé.

Com a decisão do papa, o arcebispo Dom Giambattista Diquattro passa a ser a maior autoridade católica no país, substituindo no cargo o arcebispo Dom Giovanni D’Aniello, que se despede do Brasil após oito anos.

De acordo com o Vatican News, Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981.

Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões nas representações pontifícias na República Centro-Africana, Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália.

O Papa João Paulo II o nomeou núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e, em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal.

O Vatican News não informou a data de chegada do novo núncio ao Brasil. D’Aniello, por sua vez, seguirá para a Rússia.

A Tarde

Popularidade de Rui e Neto também melhora, indica pesquisa

Chão tremeu: moradores do Recôncavo baiano acordam com ‘terremoto’