in

TSE deve decidir horário de votação ainda em agosto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve decidir em agosto qual será o melhor horário para a votação nas Eleições municipais de 2020. Devido a situação de pandemia do coronavírus, o primeiro turno do pleito foi marcado para o dia 15 de novembro, enquanto que o segundo para o dia 29 do mesmo mês.

De acordo com dados divulgados pelo TSE, na quarta-feira, 5, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou que o Brasil tem 147.918.483 aptos para votar nas eleições, para prefeito e vereador. No último pleito de 2016, comparado ao de 2020 o número de eleitores aumentou em 2,66%, 144.088.912 cidadãos estavam hábil para a ação. A maioria é formada por mulheres, que representam 52, 49%, já os homens 47, 48%.

As pesquisas estão sendo realizadas por técnicos do TSE em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). De acordo com Barroso, existe um estudo de ampliar o horário, devido à necessidade de estabelecer distanciamento social. Uma das propostas é de que seja realizado das 8h às 20h, ou 8h às 18h, desde que atenda a todos os protocolos sanitários.

Além do horário estudado, também está sendo analisado dividir em faixa etária. O ministro do TSE avalia a possibilidade de reservar o período das 8h às 11h para idosos e os que fazem parte do grupo de risco, em relação ao coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Operação da PF mira corrupção e lavagem de dinheiro na Saúde em três estados

Apenas 1,2% da população carcerária da Bahia foi testada para Covid-19, revela CNJ