Os mais de 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado poderão acessar as notas das provas a partir desta sexta (18). O resultado será divulgado na internet, na Página do Participante, e no aplicativo oficial do Enem.
Já a nota dos “treineiros”, que não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar os conhecimentos, será divulgada apenas em março, 60 dias depois dos demais participantes.
A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o porcentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.
Desta forma, se a questão tiver grande número de acertos, será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar um item com alto índice de erros ganhará mais pontos por ele.
O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Desde o dia 14 de novembro, as provas e os gabaritos oficiais estão disponíveis para consulta.