O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmou um acordo com a Associação Bahiana de Clínicas de Trânsito (Abctran) para zerar a demanda reprimida no setor de saúde. Somente na capital baiana, mais de 800 pessoas com deficiência física aguardam a perícia médica do órgão.
A Junta Médica Especial do Detran contará com a ajuda de peritos de clínicas credenciadas ao órgão. O funcionamento será em regime especial, no dia 27 de julho e nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto. O atendimento será na sede do órgão, na Avenida ACM, das 8h às 11h.
Por enquanto, serão atendidas as pessoas cadastradas e que estão com os relatórios médicos atualizados. Outras datas ainda serão divulgadas.
A perícia no Detran é obrigatória para quem possui deficiência e quer obter ou renovar a carteira de habilitação. É possível conseguir isenção ou desconto em impostos da União (IPI e IOF) e do Estado (IPVA e ICMS), na compra de automóveis. Para isso, a pessoa deve procurar a Receita Federal e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), respectivamente. Nestes casos, não é necessário ir ao Detran para fazer a perícia, pois a avaliação pode ser feita em qualquer unidade de saúde vinculada ao SUS ou clínicas credenciadas ao departamento de trânsito.
“Esse esforço conjunto visa suprir a redução no número de médicos em nosso quadro de pessoal. Depois que zerarmos a demanda, teremos um novo modelo de atendimento na perícia, com mais profissionais e redução no tempo de espera”, afirmou o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel.