in

Covid 19: primeiro caso confirmado acende luz vermelha em Morro do Chapéu

Uma criança de seis anos se tornou a primeira pessoa infectada pela Covid-19 em Morro do Chapéu. A confirmação acendeu a luz vermelha no município diante da possibilidade de expansão da contaminação.

O garoto foi inicialmente atendido no hospital São Vicente de Paulo onde deu entrada com sintomas de uma intoxicação alérgica que persistiu até o domingo quando foi transferido para Salvador. Antes, o menino chegou a receber alta médica e voltou para casa com medicação antialérgica que não surtiu efeito. Já apresentando dores de garganta, tosse e dores intestinais, ele retornou ao São Vicente de onde foi levado para a Capital.

Ouça trechos da entrevista com a mãe da criança que retornou a Morro do Chapéu na última quinta-feira e se encontra cumprindo quarentena de recuperação junto com seu filho.

O teste realizado no Couto Maia na chegada do menino apontou positivo para o coronavírus. Sabendo que o período de incubação do vírus varia de 3 a 5 dias, o médico Leonardo Oliva explica que a contaminação pode ter ocorrido anres da transferência da criança para Salvador

O médico explica ainda que há uma grande possibilidade de ter ocorrido aquilo que os especialistas chamam de contaminação comunitária, que é quando um indivíduo assintomático acaba transmitindo a doença para outras pessoas da mesma localidade.

Segundo informações, alguns familiares do garoto que é o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Morro do Chapéu fizeram testes e tiveram resultado negativo para contaminação. No entanto, não há informações sobre o acompanhamento que vem sendo feito ou o rastreamento da infecção.

Na sexta-feira, começou a valer o decreto do governo estadual que suspendeu o transporte intermunicipal aqui em Morro do Chapéu e mais quatro outros municípios. No total, já chega a 171 o número de cidades atingidas pela medida de restrição.

É necessário observar as regras para a prevenção do vírus como o distanciamento, o uso de máscaras e o isolamento social. Como afirma a mãe do primeiro paciente morrense acometido do Coronavirus, as pessoas ainda acreditam que pode acontecer com os outros, nunca com elas próprias.

Em números atualizados na noite deste domingo (17) pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 241 mil e 80 caos confirmados de coronavírus e contabiliza  16 mil e 118 mortes. Na Bahia testes apontam para cerca de são 8 mil 443 contaminadas em 194 municípios com a ocorrência, de 295 mortes até o momento.

 

 

Morro do Chapéu: Grupo diz pesquisar sobre Covid-19 para medir aprovação de gestor

Secretário Fábio Vilas Boas prevê chegada de respiradores nesta semana; equipamentos virão em avião da FAB ou em voo fretado