Cerimônia de Posse da nova Diretoria do TCM Na foto: Foto: Mateus Pereira/AGECOM
in

Levantamento do TCM vai fiscalizar gastos municipais com a pandemia

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) vai fazer um levantamento de todos os gastos que estão sendo realizados pelos 417 municípios do estado relacionados ao controle da pandemia da Covid-19. O objetivo é acompanhar de perto e obter informações sobre os atos praticados pelos gestores municipais, visando estimular o uso eficiente dos recursos públicos.

De acordo com a Corte, o controles internos das prefeituras têm até o dia 7 de junho para encaminhar respostas solicitadas em questionário, que será disponibilizado no site do tribunal, para coletar informações sobre eventuais contratações para a realização de obras ou prestação de serviços, assim como outros procedimentos executados pelas administrações municipais em relação ao combate à disseminação do coronavírus.

A partir de então, os dados serão analisados pelas inspetorias regionais de controle externo do TCM, que definirão os processos de acompanhamento e de fiscalização a serem adotados. A iniciativa visa a uma orientação tempestiva da Corte de Contas para proporcionar a tempo, se necessário, correções ou alterações nas ações, no sentido de evitar eventuais prejuízos ao erário. Isto para repelir possíveis sanções quando da análise regular das contas, que ocorrerá em momento posterior.

O questionário foi dividido em nove grandes blocos, que tratam dos seguintes temas: Ações de enfrentamento à Covid-19; Processo de contratação (licitação-dispensa); Processo de Contratação (execução do contrato); Pessoal; Orçamento público; Lei de Responsabilidade Fiscal; PNAE/PNAN; Auxílio financeiro; Outros.

Ministério da Saúde define situação de atenção na Bahia por índices de dengue

Bahia tem feriados antecipados como estratégia para combater o CoVID-1