in

Governo Federal anuncia repasses de R$ 160 milhões para asilos

A ministra da Mulher, da Família e dos Direito Humanos, Damares Alves, assinou uma portaria que define critérios para a destinação de R$ 160 milhões às Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).Os repasses visam minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus nessas entidades. Durante a cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (2/8), o governo federal também lançou uma campanha, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com o objetivo de informar e conscientizar idosos sobre as tentativas de golpes financeiros.

A ministra Damares informou que a pasta, em parceria com o Ministério da Saúde, tem feito visitas aos asilos em todo o país para identificar a situação desses abrigos, incluindo a fiscalização de prática de maus-tratos e até tortura. Ela também destacou o aumento de violência patrimonial contra os mais velhos, muitas vezes praticadas por filhos e netos.

As vendas e transferências de imóveis de idosos começaram a crescer de forma absurda. Procuramos o CNJ [Conselho Nacional de Justiça], e o conselho editou uma recomendação para todos os cartórios tomarem cuidado com as procurações, principalmente com escritura e transferência de imóvel de idoso. Golpe montado para tirar o patrimônio no tempo da pandemia, com o discurso ‘fique em casa’. Com essa disculpa, acabou. O CNJ determinou que isso não vai acontecer”, destacou Damares.

Plenário do TSE bate o martelo e Luizinho Sobral é pré-candidato a prefeito de Irecê

População carcerária na Bahia supera média nacional em números de presos provisórios