in

Secretário de Saúde afirma que os 417 municípios da Bahia receberam vacina contra o coronavírus

Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde do estado da Bahia, revelou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Globo, nesta quarta-feira, 20, que todos os 417 municípios da Bahia receberam doses da vacina contra o novo coronavírus enviado pelo Ministério da Saúde (MS).

“Ontem foi um dia emocionante. Conseguimos distribuir para toda Bahia. Todos os 417 começaram a vacinação e, as cidades com menor população, receberam no mínimo 20 doses. Bahia e São Paulo têm o maior número de vacinados em 24h; isso é prova do funcionamento correto da logística realizada”, destacou Vilas-Boas.

A vacina aplicada no estado foi a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac e envasada no país pelo Butantã, que garante imunização prolongada após duas doses. Fábio explica que todos os baianos que receberam a primeira dose terão garantida a segunda, que já encontra-se guardada em almoxarifados do estado:“A segunda dose foi guardada. Retivemos, nos almoxarifados, a segunda dose de todos os baianos. Ninguém que tomou a primeira vai deixar de tomar a segunda”.

O secretário de Saúde lamenta que, pelo número limitado de doses enviadas ao estado, “pessoas com mais de 65 anos e profissionais de saúde não ligados a covid-19” não tenham sido vacinados: “Estamos 100% dependentes e isso não é bom. Precisamos ampliar o cardápio, seja com a vacina da Astrazena, que deve chegar até março, seja através da liminar do que o estado entrou no STF para obter a vacina Russa”.

‘Furar fila’ da vacinação pode ser considerado crime e acarretar em prisão, avalia especialista

Biden anuncia retorno dos EUA à OMS e ao Acordo de Paris e medidas de Trump que serão anuladas