in

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta de chuvas intensas na região chapadeira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas na região da Chapada Diamantina. E as águas já começaram a cair desde a última terça-feira (16). Segundo o aviso, chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, de 40 a 60 km/hora, atingiram a região inicialmente. Para algumas cidades, a chuva veio em boa hora, como um alento por causa do período de estiagem, para outras nem tanto devido à força e quantidade dela, alagando ruas e invadindo casas.

Nesta quarta-feira (17), o Inmet avisou novamente sobre perigo na intensidade das chuvas. Em Lençóis, “muitas nuvens com curtas aberturas e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia”, informou o Inmet. Durante à tarde, o município chapadeiro registrou máxima de 29ºC e mínima de 21ºC com a probabilidade de chuva de 60%.

A previsão para os próximos dias na cidade continua com pancadas de chuva e o tempo nublado, assim como em outras localidades. A região chapadeira chega nesta quinta-feira (18) com probabilidade de 90% de chuva, 81% de umidade e ventos de até 13km/hora. No domingo (21), o tempo começa a abrir novamente, com máxima de 30ºC e 20% de probabilidade de chuva.

Isso acontece, pois “a zona de convergência intertropical e a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera favoreceram a formação de nuvens muito carregadas sobre o Nordeste e o Norte do Brasil”. Há relatos de chuvas em diferentes municípios da região, como Jacobina, na Chapada Norte, Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Mucugê e Iraquara.

Jornal da Chapada

Barragem do França se aproxima de ‘nível normal’ e registra o volume de 78,52%

Bahia é estado com maior nº de famílias retiradas do Bolsa Família nos últimos 3 meses