in

Justiça pede que Câmara se manifeste sobre ação movida por prefeito

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) intimou a Câmara de Vereadores de Central, para se manifestar em um caso que envolve nomeações de cargos na prefeitura da cidade.

Em despacho desta segunda-feira (15), a desembargadora Telma Britto intimou a Câmara Municipal da cidade para que se manifeste em até cinco dias sobre uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo prefeito Renato Pereira de Santana, conhecido como Renato do Boi.
O gestor questiona a validade do artigo 1º da Lei Municipal nº 578/2013, que dispõe sobre as condições de veto à nomeação e contratação de parentes no âmbito da administração municipal. Segundo a defesa do prefeito, a proibição de contratações de parentes para cargos políticos como secretários municipais não é admitida pela Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).
O entendimento do prefeito é que proibição só vedaria nomeações para cargos de confiança ou em comissão, geralmente para funções de chefia e direção de setores. Desde maio de 2018, o STF orienta que mesmo para cargos políticos é necessário que o nomeado tenha competência e conduta moral adequada.
LiderNoticias

PIX completa 3 meses em operação liderando em número de transferências; TED segue à frente em valores

TJBA suspende liminares que determinavam retorno das aulas no Estado da Bahia