in

Lençóis exige comprovação de hospedagens aos visitantes; ocupação para o carnaval chega a 70%

A prefeitura de Lençóis, na Chapada Diamantina, devido à pandemia do novo coronavírus, decretou que ônibus, micro-ônibus e vans de excursão devem apresentar comprovação de reserva de hospedagem, em favor de cada passageiro, para ter acesso ao município. A medida entrou em vigor no dia 9 de fevereiro de 2021 e é válida enquanto durar o estado de calamidade pública municipal, declarado em função da crise sanitária.

O decreto municipal nº 107/2021 leva em consideração o ‘Plano Novo Normal Lençóis’, que “agrega critérios econômicos e de saúde pública a fim de assegurar tomadas de decisão de forma responsável e coordenada, tendo como prioridade a valorização da vida”. Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Laura Garcia, esta é uma das medidas que serão já aplicadas para garantir um carnaval tranquilo para moradores e visitantes de Lençóis.

A prefeitura ainda informa que o turista não precisa mais apresentar o teste de covid-19 para acessar a cidade. “Estamos buscando conscientizar moradores e turistas para não banalizar os riscos. A pandemia ainda está aí, precisamos voltar às atividades, mas de forma consciente e responsável”, acrescenta Laura. A cidade que conta com cerca de 4 mil leitos de hospedagem já registra taxa de ocupação hoteleira acima de 70% para o período do carnaval de 2021.

A predominância nas reservas são casais em busca de recarregar as energias em uma cidade tranquila e com boa infraestrutura turística. “Quem vem para Lençóis curtir o período do carnaval vem em busca de paz, tranquilidade e contato com a natureza. Para isso pedimos que estejam dispostos a contribuir com as medidas de combate ao novo coronavírus, como evitar aglomerações, higiene frequente das mãos e uso obrigatório de máscara em ambientes públicos e, se estiver com algum sintoma gripal, evite viajar”, ressalta a secretária.

A prefeitura sugere aos visitantes alguns locais na cidade de Lençóis abertos à visitação como trilhas e as cachoeiras da região para experiência turística. Entre eles estão o Parque da Muritiba, Ribeirão do Meio, opções para fazer a pé a partir do centro da cidade, a Cachoeira do Mosquito, Serra das Paridas e Mucugezinho, são passeios que precisam ser feitos de carro a partir do centro de Lençóis e, ainda, as caminhadas longas em ambiente natural, conhecidos como trekkings.

Mixila e Cachoeira da Fumaça por Baixo, são opções em Lençóis para quem está buscando se afastar ainda mais dos centros urbanos. A prefeitura recomenda aos grupos de turistas que contratem um condutor local credenciado na Secretaria de Turismo. “Colabore, seja gentil e atenda às recomendações. Os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde [OMS] estão mantidos. Uso de máscara em locais públicos é obrigatório, bem como o distanciamento mínimo entre as pessoas e higienização constante das mãos”, conclui.

Dados pandêmicos
O boletim epidemiológico de Lençóis apresenta nove casos ativos com o vírus e dos 540 casos confirmados, o número de curados chega a 523 pessoas. Dessas, 257 tiveram resultados via Laboratório Central de saúde Pública (Lacen-BA) e 283 via testes rápidos. Oito óbitos foram contabilizados, 18 pacientes aguardam resultados. Os dados são da Secretaria de Saúde do município, atualizados na última quarta-feira (10). No mapeamento por localidade, o ‘Centro’ apresenta três casos, ‘Lavrado’ com duas pessoas contaminadas. ‘Tomba’, ‘Alto das Estrelas’ com um caso em cada. Dos profissionais de saúde, um caso da doença infectocontagiosa está ativo.

Jornal da Chapada

Miguel Calmon: Artistas deverão receber auxílio da Lei Aldir Blanc nesta sexta (12)

Em Seabra, homem é resgatado após ataque de enxame de abelha enquanto trabalhava em máquina agrícola