in

Mineradora em Jacobina contrata especialistas em sismologia para analisar áreas de riscos de tremor

A mineradora JMC Yamana Gold procurou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) para informar que contratou especialistas em sismologia para entender melhor os últimos eventos sísmicos que vêm ocorrendo em Jacobina, na Chapada Norte.

De acordo com informações de assessoria, a partir do dia 25 de fevereiro até os próximos meses, “a JMC contará com a contratação de especialistas em sismologia que irão realizar trabalhos de campo geológicos e geofísicos, e levantamento de áreas de riscos sísmicos”.

Complementar a este trabalho, a empresa aponta que também passará a contar com um aparelho para medições sismológicas para obter informações, em tempo real, na detecção e medição de tremores de terra.

“A Yamana ratifica sua preocupação com a segurança, que é uma das principais premissas da empresa, seja pelo ponto de vista da preservação da integridade dos funcionários, das comunidades e do meio ambiente, quanto da continuidade das suas atividades”, aponta nota.

Ainda segundo dados, “com a avaliação realizada pela equipe de sismologia será possível obter as informações necessárias ao conhecimento do comportamento sísmico de Jacobina, contribuir para o gerenciamento da exploração mineral e elaborar um mapa de riscos sísmicos que norteará os procedimentos das operações, tornando o processo muito mais seguro”.

As etapas de trabalho consistem em pesquisas pré-campo, campo e análise de todo o material e produção de relatório. Todo o processo deve durar em torno de cinco meses com a participação de três especialistas (geólogos e geofísico). Os dados são de assessoria.

Ex-prefeito de Serrolândia é suspeito de estupro contra duas irmãs

Lacen identifica variante peruana de Sars Cov 2 em circulação na Bahia