in

Operação apreende pássaros silvestres e carvão vegetal irregular na região da Chapada Diamantina

Foram apreendidos 89 aves silvestres e 2,5 toneladas de carvão vegetal irregular, durante operação de combate a crimes ambientais realizada entres os dias 30 e 31 de janeiro, em cidades da região da Chapada Diamantina, na Bahia. A ação, cujo resultado foi divulgado nesta terça (2), aconteceu em Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Andaraí.

A ação foi um trabalho em conjunto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público da Bahia (MPE-BA).

Foram apreendidos em estabelecimentos comerciais 800 sacos de carvão vegetal, totalizando 2,5 toneladas, prontos para a venda. O material não tinha documentos fiscais e licenças ambientais necessárias para comercialização. Os pacotes de carvão permanecerão retidos à disposição dos órgãos ambientais.

Já as aves silvestres foram encontradas aprisionadas em gaiolas pequenas e em condições precárias de higiene, sem água, luz e sem circulação de ar, e não podiam se movimentar dentro da gaiola. De acordo com a PRF, a situação se configura como maus-tratos.

Entre as espécies resgatadas, estão os pássaros conhecidos popularmente como periquito, sabiá, pássaro preto, canário da terra, baiano, coleira, chorão, bigode, trinca ferro, cardeal, papa capim, entre outros.

G1Bahia

PF faz ação contra suspeitos de compra de votos no Rio de Janeiro

Irecê e mais 7 cidades da região estão sem água devido a vazamento na adutora do São Francisco