in

Justiça aceita denúncia do MP e acusado da morte de Ajax Vianna pode ir a júri popular

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) acolheu a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra Gerfesson do Nascimento Oliveira, acusado de matar o bailarino e coreógrafo do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA), Ajax Gonçalves Viana, em dezembro do ano passado (relembre aqui).

 

A juíza Gelzi Maria Almeida Souza, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, procedeu pela intimação de Gerfersson, que até o fechamento desta matéria não apresentou sua resposta à acusação. Caso a Justiça proceda por pronunciar o caso, o denuncido vai à júri popular.

 

O Bahia Notícias teve acesso à denúncia do MP-BA, impetrada pelo promotor de Justiça Ariomar José Figueiredo da Silva, que dá conta de que Gerfesson agiu livre e conscientemente com intenção de matar a vítima, que era seu companheiro. As agressões do acusado causaram lesões que estão atestadas no laudo do levantamento cadavérico e que culminaram na morte de Ajax. 

 

Os dois tinham um relacionamento há pelo menos três anos, que, segundo a acusação, tinha diversos episódios de “agressões físicas e verbais, bem como ameaças perpetradas pelo denunciado contra a vítima”. Um desses episódios de agressão foi registrado na 16ª Delegacia Territorial.

 

O corpo de Ajax foi encontrado no apartamento em que morava, na Avenida Magalhães Neto, no bairro da Pituba. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a prestar socorro, mas o bailarino não resistiu.

 


Crime aconteceu no prédio em que Ajax morava, na Pituba | Foto: Google Maps

 

A investigação da polícia constatou que ele vivia sob recorrentes ameaças de Gerfesson, que o enviava mensagens por WhatsApp, exigindo, inclusive que fossem feitos depósitos de valores em sua conta. O inquérito apresenta uma série de comprovantes de movimentações bancárias feitas por Ajax Vianna em favor do seu ex-companheiro.

 

O acusado tem passagem por estupro de vulnerável, contra uma menina de três anos. No dia em que o coreógrafo foi morto, o acusado foi levado para a Delegacia de Homicídios, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Na ocasião, ele foi autuado e confessou o assassinato.

 

Ajax era conhecido como o “Jhon Travolta baiano”. Membro do BTCA desde os primeiros anos da fundação, tinha em sua carreira turnês nacionais e internacionais, tendo percorrido a Europa, os Estados Unidos e a América do Sul.

BN

Deputados baianos se dizem surpresos com mudanças na Esplanada dos Ministérios

Contratos do ‘Mais Médicos’ que encerrariam em abril serão prorrogados por um ano