in

Barreiras fica entre maiores economias em expansão do estado

O município de Barreiras, no Oeste baiano, está em expansão entre as maiores economias do estado. O dado foi apontado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) na última quinta-feira (15). Ele é referente ao Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM) no ano de 2018. Puxada pela agroindústria, Barreiras ficou com uma das maiores taxas de expansão entre 2017/2018.

A região Oeste é destaque nacional na produção de grãos, em especial de soja. A oleaginosa é o carro chefe da produção regional e a expectativa é de que a safra 2019/2020, em fase de colheita, resulte em mais um recorde de produção, com 6,7 milhões de toneladas, 11,7% a mais que a safra passada.

O prefeito Zito Barbosa recebeu com otimismo o resultado do estudo. “Estes dados são fundamentais para que possamos melhor entender o comportamento das atividades econômicas presentes em nosso município, além de indicar novos setores e segmentos que passarão a receber uma atenção especial com maiores investimentos da gestão”, disse Barbosa.

No estudo são avaliados o desempenho econômico das cidades baianas a partir da estrutura produtiva instalada e a dinâmica de cada município em termos de novos investimentos e novos empreendimentos. Daí vem a taxa de expansão econômica.

Em dezembro passado, o IBGE divulgou uma pesquisa em que Barreiras apareceu entre as 15 maiores economias do interior do Nordeste, em 2018. No setor agropecuário, o município ficou com a terceira colocação entre os 15 maiores PIB’s Agropecuários da região.

Segundo a prefeitura, para este ano, um estudo da Consultoria Urban Systems publicado pela revista Exame destacou Barreiras como a 18ª melhor cidade entre as 100 melhores do Brasil para fazer negócios e investir no mercado imobiliário.

Bahia Notícias

in

Pela 1ª vez em dois meses, ocupação de leitos Covid fica abaixo de 70% na Bahia

Pela primeira vez desde 23 de fevereiro, a ocupação geral de leitos exclusivos de tratamento da Covid-19 chegou a menos de 70% na Bahia. Nesta terça-feira (20), de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o índice chegou a 69%.

Vale ressaltar que esta porcentagem não é a que o governo do estado se baliza para tomar decisões sobre decretos restritivos. A gestão baiana se baseia na ocupação de leitos de UTI – esta, nesta segunda, está no patamar de 80% e, portanto, segue na mesma média desde o início do mês.

Enquanto isto, o boletim desta terça da Sesab trouxe a informação de que, nas últimas 24h, foram registrados 4.283 novos casos do novo coronavírus no estado, além de mais 85 óbitos.

Desta forma, o estado soma, desde o início da pandemia, 868.047 casos confirmados e 17.456 mortes.

Bahia Notícias

Pela 1ª vez em dois meses, ocupação de leitos Covid fica abaixo de 70% na Bahia

Primeira morte por reinfecção de variante é confirmada no Brasil