in

Chapada Diamantina vai integrar o grupo dos geoparques globais da UNESCO

Andaraí, lençóis, Mucugê e Palmeiras, municípios famosos da Chapada Diamantina, atraem milhares de turistas todos os anos pelas suas exuberantes paisagens e rios naturais.

Os quatro municípios podem integrar o seleto grupo dos 161 geoparques globais da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), espalhados em 44 países ao redor do mundo.

Com o objetivo de incluir essa área denominada Serra do Sincorá no grupo de parques globais, um dos empresários a frente do projeto Geoparque Terra do Sincorá, Deoclides Lopes Araújo, espera fortalecer as comunidades destes municípios e potencializar o geoturismo, além de dar proteção ao patrimônio natural da região, a partir da chancelaria da Unesco.

Os empresários Deoclides Lopes e Renato Azevedo, estão à frente da iniciativa do projeto, o qual já está em andamento e só não foi ainda encaminhado à UNESCO para a sua avaliação devido a pandemia do coronavirus.

Até o momento, o Brasil tem apenas o parque do Araripe, no Ceará, no Programa Mundial de Geoparques da Unesco.

“Os Geoparques Globais da UNESCO são áreas geográficas uniformes e unificadas onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem ascendente de combinar a conservação com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que envolve as comunidades locais”, Georparque seridó.

Com informações Jornal Correio

Novo Auxílio Emergencial começa a ser pago em 6 de abril

TCM pede que prefeito e advogados devolvam aos cofres de São Gabriel mais de R$3,1 milhões