in

Ministério da Saúde autoriza 25 novos leitos de UTI para a Bahia; Salvador e Feira de Santana serão beneficiadas

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU) a portaria Nº 809 que autoriza a implantação de 872 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento exclusivo de pacientes com a Covid-19 para 14 estados. Na Bahia, serão destinados 25 deles, para as cidades de Salvador, Feira de Santana e Barreiras.

Os equipamentos serão instalados no Hospital Geral do Oeste (10 leitos), no Hospital Geral Cleriston Andrade (10 leitos) e na Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto (5 leitos). As três unidades são administradas pelo Governo do Estado. Segundo o MS, ao todo, o investimento é de R$ 1.2 milhão.

Como funciona a autorização
Segundo o MS, o pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI. (Bahia.ba)

Inscritos no Bolsa Família com NIS final 0 recebem auxílio emergencial

IBGE estima que desempregados no Brasil são 14,4 milhões