in

Mulheres de Irecê promovem crescimento com produção de sabão artesanal

Grupo estabeleceu negócio sustentável e lucrativo ao reutilizar óleo de cozinha e outros materiais para fabricar o produto Uma iniciativa empreendedora tem chamado atenção depois que dez mulheres do bairro Nobelino Dourado, na cidade de Irecê, município localizado na região setentrional da Chapada Diamantina, resolveram produzir sabão ecológico de forma artesanal.
Em tempos de pandemia e a necessidade de se buscar o sustento motivou esse grupo de mulheres a alcançarem o desenvolvimento pessoal através de uma atividade artesanal.

Tudo começou com a idealizadora do projeto Elizânia Alves Miranda, mais conhecida como Zânia que resolveu convidar mulheres empreendedoras para aproveitar a gordura saturada doada por uma conhecida rede de fast-food. “O principal desafio foi começar exatamente do zero, a gente não tinha nada, não tínhamos utensílios, nem matéria-prima e nem o transporte para retirada desse óleo no local. A única coisa que tínhamos mesmo era força de vontade, cara e coragem para que esse nosso sonho fosse realizado”, conta orgulhosa Elizânia.
Com essa determinação, elas buscaram a qualificação para fabricação do sabão artesanal no projeto do Grupo “A Arte do Bem Viver”, pela Secretaria de Assistência Social (CRAS). Uma reunião no dia 25 de novembro de 2020 deu início ao projeto, e em três dias os produtos já estavam sendo comercializados nas redes sociais.
A aceitação do sabão ecológico tem sido satisfatória e essas mulheres empreendedoras já estão expandindo o negócio para algumas revendedoras em Irecê e cidades vizinhas, além do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) e no Hiper Lojão Irecê.
Fonte:Central Notícias

Bolsonaro participa de cúpula virtual sobre clima

Feira de Santana é a 9ª cidade mais violenta do mundo, segundo estudo de Conselho Mexicano