in

Prefeitura confirma volta das aulas presencias na próxima segunda

As aulas presenciais na rede muncipal de Mata de São João será retomadas depois de cerca de um ano. Em nota, a prefeitura destaca que os casos de contágio pelo coronavírus no município entraram em queda no último mês – número de casos ativos recuou 57% entre o fim de março e abril até segunda-feira. A Secretaria de Educação afirma que a estrutura está pronta para garantir a segurança a professores, funcionários e alunos

O prefeito João Gualberto (PSDB) defendeu pessoalmente o retorno do esnino. “Na maioria dos países do mundo tudo parou devido à pandemia, mas as crianças continuaram indo às escolas. Aqui não pode ser diferente”, argumenta. “Em Mata de São João oferecemos todas as condições de segurança sanitária e de orientação para os nossos estudantes voltarem às aulas presenciais com segurança. Por isso não tem mais sentido deixar que eles sigam prejudicados”, explica Gualberto.

Mata de São João tem 27 escolas e nove creches. Os alunos serão divididos em dois turnos. Nas duas unidades que ainda não operam em turno integral no município, as aulas acontecem em dias alternados. Os alunos terão que lavar as mãos em pias instaladas na entrada das escolas e passarão por aferição de temperatura.

Para o secretário de Educação, Alex Carvalho, “o Escola Aberta nos mostrou que é possível sim a volta às aulas com muita responsabilidade. As escolas são os espaços sociais mais seguros para as crianças”. Este programa realizou atividades pedagógicas e de lazer em algumas escolas desde o dia 22 de março. Nenhum dos cerca de 550 alunos e nem os profissionais que participaram de forma voluntária das atividades contraíram o coronavírus, garante Carvalho.

Fazenda Pratinha retorna as atividades turísticas após fechamento por causa das fortes chuvas

Mais de 90 cidades baianas ainda não repassaram os recursos da Lei Aldir Blanc