in

Vacinados ainda podem transmitir o vírus e adoecer

Nesta primeira quinzena de abril, dois casos exclusivos levantaram suspeitas na população sobre a eficácia e segurança das vacinas contra a Covid-19. A morte do cantor Agnaldo Timóteo que foi internado com sintomas dois dias após tomar a segunda dose da vacina, o que indica que a infecção pode ter ocorrido entre as duas doses; e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, que testou positivo para o coronavírus mesmo após ser vacinado entre os meses de janeiro e fevereiro.

Em primeiro lugar, é necessário entender que as vacinas não garantem 100% de eficácia contra o vírus. De acordo com o crescimento do número de vacinados, surgem relatos de pessoas que receberam o imunizante e contraíram a doença logo depois. Para ter efeito no organismo, a substância precisa de pelo menos 14 dias após a segunda dose para se estabelecer, isto quando o imunizante é administrado em duas doses. Mesmo com a Imunização completa, a alta circulação do vírus e as novas variantes, ainda pouco conhecidas, fazem o risco de infecções crescer, apesar das vacinas.

Vale ressaltar que as vacinas não causam a doença. Elas carregam um antígeno, um pedaço do vírus ou o vírus inteiro inativo – incapaz de gerar infecções – que aciona o sistema imunológico para criar barreiras contra o vírus verdadeiro. Sintomas como febre e dores após a vacinação são comuns e indicam que o sistema imunológico está trabalhando.

“Os estudos dizem que o que vamos ver é que quem recebe a vacina tem um risco menor de adoecer”, afirma Sônia Raboni, infectologista do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Ebserh).

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que fazer após tomar a primeira dose da vacina?

Aguardar a data da segunda dose mantendo os cuidados como máscara, distanciamento social e higiene das mãos.

O que fazer após receber a segunda dose da vacina?

Manter uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos até que uma boa parcela da população (pelo menos 50%) esteja devidamente imunizada e a circulação do vírus caia drasticamente. Quando isso acontecer, uma retomada mais ampla das atividades pode ser feita lentamente com segurança.

Posso ter Covid-19 após tomar a vacina?

Sim. Os estudos mostram que os vacinados têm muito menos chances de se infectar com o vírus, e quando isso acontece os sintomas são mais leves. Ainda assim, os pesquisadores não descartam casos graves ou mortes, mas esses são casos raros.

Posso transmitir o vírus após tomar a vacina?

Sim. É possível que a pessoa se infecte e tenha uma infecção mais leve ou sem sintomas. Isso indica que a transmissão ainda é possível, mesmo que em uma intensidade menor. Dados não conclusivos indicam que algumas vacinas podem barrar a transmissão em algum nível, o que é uma boa notícia, mas ainda precisa ser confirmada.

Se eu não tiver nenhuma reação após tomar a vacina, significa que ela não funcionou?

Não. Cada organismo responde de maneira diferente ao imunizante. Mesmo sem ter efeitos comuns como febre e dores, a vacina pode funcionar.

Posso fazer algum teste para saber se a vacina funcionou?

Não. O teste rápido (sorológico), que mede anticorpos contra o vírus e pode ser comprado em farmácia, ainda fornece resultados muito frágeis. Além disso, nossa resposta imunológica não é formada só por anticorpos, há outras moléculas que nos protegem e que não são detectadas com testes simples, diz Maura Salaroli, infectologista do Hospital Sírio-Libanês.

Com informações da Folha Paranaense e Brasil de Fato

Senado aprova uso de verbas de saúde por estados e municípios

Mais duas mortes por covid-19 são registradas em Jacobina