in

Secretaria de Meio Ambiente de Irecê intensifica captura de abelhas na área urbana

Prevendo acidentes que podem pôr em risco a vida de pessoas e outros animais, por conta de eventuais ataques de abelhas e promovendo a segurança dos transeuntes e moradores, a prefeitura de Irecê vem realizando a captura de enxames de abelhas na área urbana da cidade, desde 2019, através do Serviço de Controle de Enxames na Zona Urbana do Município, implantado pelo então secretário da pasta, João Gonçalves.

“O elevado índice de infestações gerou a implantação do serviço que vem sendo mantido pela prefeitura, que atende aos chamados pelo telefone 36886525, através do qual a equipe é acionada para atender as ocorrências,” relata o atual secretário de meio ambiente, o advogado Dr. Flávio Cordeiro.

Neste ano já foram registradas aproximadamente 300 ocorrências, com oito delas apenas neste último final de semana.

“Para a segurança de todos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ressalta que a remoção dos enxames só pode ser realizada no período noturno. Após a captura, as abelhas são direcionadas às áreas de pasto apícola, localizado à 15 km da sede do município, onde são reintegradas à natureza”, afirma o coordenador da equipe e subsecretário Fabão Oliveira.

A secretaria alerta para que caso identifique um enxame, em hipótese alguma, tente fazer qualquer tipo de intervenção, mantendo-se distante, protegendo crianças, animais e evite barulho, haja vista que as abelhas são muito sensíveis a barulhos. Caso ocorra um ataque, cubra a cabeça, o pescoço e o rosto.

Governo do Estado confirma ampliação do Aeroporto de Irecê

Defesa Civil Estadual e Municipal visitam e conhecem projetos das barragens da JMC Yamana Gold